Otimização da Ocupação: dicas e estratégias para maximizar a ocupação do seu hotel

Booking Engine

No negócio de venda de quartos, preencher os quartos é fulcral para o sucesso e a lucratividade a longo prazo. Para um gestor hoteleiro, existem alguns KPIs importantes para acompanhar na operação do hotel. A taxa de ocupação é um desses indicadores e, em conjunto com a receita gerada, demonstram a situação atual do negócio. É normal que existam variações de procura consoante as várias épocas do ano, mas maximizar a ocupação é fundamental para poder fazer face a essas flutuações.

Reduzir apenas os preços pode melhorar a ocupação temporariamente, mas a longo prazo a queda na receita gerada pode não ser suficiente para cobrir os custos operacionais mínimos.

Neste artigo, a Hey!Travel explica os principais conceitos e algumas dicas que o podem ajudar a aumentar a taxa de ocupação do seu hotel!

O que é a Taxa de Ocupação e qual a sua importância?

A taxa de ocupação do hotel é a percentagem de quartos ocupados num determinado momento em comparação com o número total de quartos disponíveis no mesmo momento. Esta taxa pode ser analisada por dia, semana, mês ou ano e pode variar de acordo com a época do ano.

Este indicador é calculado através da divisão do número total de quartos vendidos pelo número total de quartos disponíveis, multiplicado por 100.

(número total de quartos vendidos / número total de quartos disponíveis)*100 = Taxa de Ocupação (%)

Por exemplo, se um hotel tem 70 quartos e num determinado dia, 56 desses mesmos quartos estavam ocupados, significa que a taxa de ocupação desse dia é de 80%.

A taxa de ocupação é de particular interesse no âmbito da gestão de receita. Os gestores hoteleiros devem garantir que a ocupação seja maximizada para que possam aproveitar ao máximo o negócio, bem como aumentar a receita gerada.

Estratégias para aumentar a Taxa de Ocupação

1. Preste atenção especial à reputação online

Estudos dizem que 81% das pessoas lêm sempre ou com frequência as reviews antes de reservar um hotel, então ter boas avaliações no TripAdvisor, Booking.com, Google ou outras plataformas é bom e pode ser a chave para os hóspedes escolherem reservar no seu hotel em vez de outro.

O que pode não ser tão bom são as críticas negativas… Não é possível controlar o que as pessoas escrevem na internet. Mas ainda assim, é possível controlar o que decide fazer com essas informações e como deseja posicionar o seu negócio hoteleiro.

As críticas negativas podem ser encaradas de duas perspectivas diferentes que podem complementar-se:

- Como impulsionadoras para melhorar determinadas áreas da operação do seu hotel e, claro, o atendimento ao hóspede.

- Como oportunidades para interagir com os clientes e oferecer um serviço mais personalizado através meio de uma resposta personalizada à crítica negativa.

De acordo com a Expedia, 91% dos viajantes apreciam quando os proprietários respondem a avaliações negativas. Portanto, responder rapidamente com uma solução ou um pedido de desculpas pode fazer a diferença!

Não se esqueça que também é possível combater estas menções negativas sobre o seu hotel utilizando ativamente as redes sociais ou outros meios digitais para comunicar melhorias no serviço ao hóspede, experiências positivas dos hóspedes, parcerias, eventos e o que melhor se adequar à identidade do seu hotel. Seja criativo!

2. Aplique restrições de tempo de permanência

Se pretende aumentar a taxa de ocupação e consequentemente a receita gerada, a estratégia de impor restrições relacionadas com a duração da estadia pode ser algo a considerar, pois é uma das melhores formas de aumentar a sua taxa de ocupação.

Existem três tipos de restrições de duração da estadia.

- Closed to Arrival Date (CTA)

Esta restrição é utilizada para fechar dias de reservas em que o check-in é nesse determinado dia. Por outras palavras, um hóspede que tentar reservar um quarto para aquele dia irá ver o quarto como indisponível. No entanto, é possível reservar esse mesmo quarto alterando as datas, uma vez que permite a permanência dos hóspedes a partir das noites anteriores.

- Maximum Length of Stay (MaxLOS)

Esta restrição limita a disponibilidade de quartos definindo o número máximo de noites que um hóspede pode reservar para a estadia. Se sabe que existem hóspedes que podem reservar várias noites no seu hotel que se estendem até um período de maior procura, pode aplicar esta política de restrição.

- Minimum Length of Stay (MinLOS)

Esta restrição é implementada quando um hotel está a enfrentar um período de alta procura, após um período de baixa procura. O que esta restrição faz é só aceitar estadias mais longas e rejeitar estadias mais curtas para estes períodos, para aumentar a taxa de ocupação em períodos de baixa procura.

3. Ofereça promoções e pacotes especiais

Promoções ou pacotes especiais funcionam como uma “máscara” para os preços reais dos quartos, dando aos hóspedes a ideia de que estão a economizar dinheiro.

Os pacotes especiais podem incluir tratamentos de spa, decorações para lua de mel ou excursões, o que faz parecer que o cliente está a pagar menos por uma combinação do quarto mais a experiência. Não se esqueça que apesar de reduzir o preço destas promoções e pacotes especiais, ainda é preciso garantir que existe margem para ganhar algum dinheiro enquanto se maximiza a ocupação dos quartos.

4. Invista no atendimento ao hóspede

Quando oferece um serviço impecável que os hóspedes não esquecerão, a probabilidade de eles voltarem e ficarem no seu hotel novamente no futuro aumenta.

Por isso, investir num atendimento ao hóspede capaz de satisfazer os clientes pode fazer com que eles se sintam únicos. Este investimento pode ser feito através da formação de recursos humanos, mas também na adoção de sistemas tecnológicos que funcionem para fortalecer a relação com o cliente.

5. Ajuste sua estratégia de preços à procura sazonal

Independentemente da categoria e tipologia do seu hotel, a estratégia de preços tem um grande impacto na receita.  Podem ser feitos alguns ajustes de acordo com as previsões de ocupação, por época.

Portanto, pode ser útil rever continuamente os preços e adequá-los aos princípios da procura e da oferta. Ou seja, os preços devem ser mais elevados quando a procura é maior para maximizar a Average Daily Rate (ADR) e menores quando a procura é menor para aumentar as taxas de ocupação do seu hotel.

Ponderar uma estratégia que maximize a taxa de ocupação do hotel pode, e deve, envolver a utilização de sistemas tecnológicos altamente preparados para auxiliar no desenvolvimento do negócio hoteleiro.

Como pode a Hey!Travel ajudar a aumentar a ocupação?

A Hey!Travel tem a capacidade de o ajudar na expansão para novos mercados enquanto centraliza todo o seu inventário. Definir tarifas e restrições de quartos num único local e para canais específicos ajuda os hoteleiros a economizarem tempo e focarem-se no mais importante: atender bem o cliente.

Se não prestou atenção à sua reputação online ou aos benefícios de estar presente em mecanismos de metapesquisa, como o Google Hotel Ads, talvez não esteja a maximizar totalmente a sua ocupação.

As soluções da Hey!Travel foram desenvolvidas para resolver os problemas atuais e ajudar os hotéis a adaptarem-se aos desafios do momento, para que os gestores hoteleiros possam beneficiar de uma plataforma cloud-based 100% orientada para a distribuição direta dos hotéis.

Conheça mais sobre as nossas soluções!

Marque uma demonstração.

Pode também gostar:

Voltar a todos os artigos

Inicie uma conversa

Uma gestão mais eficiente está apenas a um clique de distância.Agende uma demonstração com a nossa equipa para descobrir como. Pronto para iniciar uma conversa?

Vamos conversar?